terça-feira, 7 de outubro de 2014

Óleo? Na minha cara?!

Sim, sim é verdade, que diria que óleo para fazer limpeza de pele é uma coisa!

Durante anos somos bombardeados com mezinhas para as borbulhas, para diminuir os poros, para clarear a pele, etc, etc, etc, que são um absoluto horror de colocar na pele!

Querem o primeiro exemplo?

Limão e o bicarbonato de soda. Sim, o limão e o bicarbonato de soda.

O pH do limão é demasiado ácido destruindo, de forma muito literal o superficie da pele (ora pensem lá um pouco, se é usado para clarear o cabelo, ou seja, queimar e desnaturar as proteinas que dão cor ao cabelo, o que acham que vai fazer à pelezita???), o bicarbonato é igualmente terrível, mas apenas porque tem um pH demasiado elevado (não acreditam? a proxima vez que limparem a vossa escova de cabelo ponham os cabelitos num copo com água e bicarbonato de soda).

Mas vamos tentar ficar em tópico com o tema, porque é que devo usar óleo para limpar a minha pele?

Limpeza de óleo é mais porpular na Ásia e está agora a começar a ser adoptada nos Estados Unidos (e quem sabe Portugal?). O principio que explica como é que o óleo pode ser usado para limpeza é a Teoria da Dissolução. Um dos tipos de pele mais comum é a pele oleosa, que se apresenta simultaneamente extremamente desidratada. Tradicionalmente, as pessoas que têm a pele mais oleosa são também as que mais lavam a pele e com productos mais agressivos. Para piorar, como todas estas coisas desidratam a pele, esta tenta compensar a agressão produzindo ainda mais óleo. E pronto, fica-se preso numa situação de pescadinha de rabo na boca, os poros da pele engordam, a desidratação aumenta as rugas e era uma vez um gato maltez da pele bonita e sedosa.




Já estão um bocadinho convencidas? Querem dar uma experimentadela num fim-de-semana mais aborrecido?

Então vamos lá, os óleos mais comuns para a limpeza são o óleo de amendoa, o óleo jonhson de bebé e o óleo de jojoba (jasus, existem tantos mais mas em Portugal eu simplemente não consigo encontrar em lado nenhum, por exemplo a minha pele só se dá com óleo de Argão que acabo sempre por ter de mandar vir dos Estados Unidos ou comprar quando estou em viagem).

De modo muito simples metam um filminho no computador ou tv ponham umas gotinhas do vosso óleo na mão e comecem a massajar a pele (lembrem-se que a pele demora um minimo de 21 dias para ver resultados!, eu sei que na tv tudo funciona mágicamente em 2 dias, e nós acreditamos, mas não é biológicamente possível, a pele tem ciclos muito próprios de renovação).

Ora, de volta ao massajar, em dois ou 3 minutos vão ver estes horrores:



Estes são os restinhos todos da pele morta, dos poros que andaram entupidos sabe-se lá por quanto tempo. Quanto se sentirem satifeitas com a limpeza, de volta para a casa de banho e vão passar ao segundo passo da limpeza da pele: um lavante suave.

Por aqui tenho tido imensa dificuldade em encontrar bons productos, quando olho para a composição do que está nas prateleiras dos supermercados ICKKKKKK. Por isso por agora só uso ou lactacid ou cetaphyl.

Para terminar umas gotinhas de óleo de argão e, se vou sair uso um bom protector solar ou se vou ficar por casa biafine.

E aqui está a todos os lindos e lindas.





Sem comentários:

Enviar um comentário